segunda-feira, 20 de abril de 2009

XIII ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ARTE (ENEARTE)

XIII ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ARTE (ENEARTE)
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ARTES (FENEARTE)
CENTRO ACADÊMICO DE MÚSICA DA UFBA (CAEMUS)
JUSTIFICATIVA

A realização do XIII ENEARTE na Bahia se insere num contexto onde a conjuntura de mudanças e eventos que ocorrem no estado sugere um ambiente fundamental para a efetivação de um grande evento (encontro). A exemplo da “VI Bienal de Cultura da UNE – Raízes do Brasil, formação e sentido do povo brasileiro”, que aconteceu entre os dias 20 e 25 de Janeiro de 2009 em Salvador, o ENEARTE pretende, com uma crescente globalização e uma era de informações exacerbadas, discutir temas radicais que venham a contribuir para um entendimento da formação do povo brasileiro e, com isso, promover uma catalogação e registro de manifestações culturais e artísticas históricas e a produção de nossa época contemporânea.
O XIII ENEARTE assegura espaço tanto para a produção científica quanto para a extra-acadêmica; a comunicação com a comunidade que nos cerca servirá de leitmotiv para a responsabilidade do encontro: compromisso social, lema este que muitas Universidades carregam. Haverá atividades para integração com a comunidade, que serão gratuitas.
A FENEARTE, Federação Nacional dos Estudantes de Arte, formada há 12 anos é a responsável por gerir o ENEARTE. Esta Federação é composta por representantes de entidades de Arte do Brasil e “é o órgão máximo de representatividade dos estudantes de arte de nível superior de graduação”, trecho retirado do Estatuto da FENEARTE. Além de promover o encontro, a FENEARTE é responsável por todo tipo de atividade representativa da classe estudantil de arte, realizando atividades pré e pós ENEARTE; o ENEARTE é somente a culminância de todas as atividades anuais da FENEARTE, reunindo o maior número de estudantes de Arte do Brasil por uma semana, realizando diversas atividades e efetivando o intercâmbio nacional artístico.
OBJETIVOS

O objetivo geral do projeto é: realizar de forma qualificada, convincente e eficiente o XIII ENEARTE – Bahia. É imprescindível a troca de conhecimentos entre estudantes de diferentes regiões do país e este intercâmbio acresce de maneira significativa no qualitativo destes indivíduos e serve para conferirmos um panorama nacional dos cursos e seus avanços regionais. A curto prazo, estudantes conseguem produzir material e arcabouço de alto nível teórico e a longo prazo tornam-se artistas mais humanos e completos, pois aprendem a lidar com diversas vertentes artísticas tais como: dança, teatro, literatura, cinema, artes visuais e música (além de outras não convencionalmente estudadas na academia)

Objetivos específicos:
Promover a Arte enquanto área de conhecimento científico, educativo e estético;
Integrar os estudantes e profissionais dos cursos de licenciatura e bacharelado da área de Arte em todas as regiões do Brasil;
Viabilizar a discussão sobre a importância e a função da Arte na sociedade contemporânea;
Realizar um intercâmbio cultural não apenas entre os participantes do evento, mas também com as diversas esferas da sociedade, por meio de oficinas, debates e mostras artísticas abertas ao público;
Debater a importância do resgate histórico e a importância produção de arte contemporânea que tenha uma responsabilidade social e/ou política e/ou acadêmica;
Assegurar espaço para a produção artístico-acadêmica e a produção extra-preceitos da academia.
METAS / RESULTADOS PREVISTOS

A meta mais factível é obtermos estrutura – com captação de recursos ou apoios – qualificada para agregarmos um número máximo possível de inscritos (com projetos: oficinas, mostras artísticas) no ENEARTE; assim como a troca de conhecimentos – sejam de pesquisas acadêmicas, iniciativas científicas, panoramas particulares de cada região – entre universitários de diferentes regiões do país. É sabido que este intercâmbio proporciona uma universidade de saberes novos e contextuais sendo de extrema relevância inclusive para a formação política-social-científica da sociedade que o cerca.
Esperam-se 2.500 estudantes para o XIII ENEARTE.
Em geral, as atividades do encontro serão abertas à toda comunidade. Serão produzidos materiais de áudio/vídeo/fotografia das atividades, assim como, certificados para os participantes.
Desta forma, promovemos um evento de incrível magnitude social, cultural e econômica que propiciará: visibilidade à produção artístico-acadêmica, construção de conhecimento e interação entre artistas de diversas regiões do país

ESTRATÉGIA DE AÇÃO

O projeto se divide em duas etapas: antecedente ao ENEARTE (pré-produção e produção) e durante o ENEARTE.
A pré-produção consistirá na estruturação e planejamento do XIII ENEARTE e na realização de atividades que fomentem a participação no encontro, tais como: debates, mostras artísticas, oficinas.
Para a pré-produção a FENEARTE irá compor uma equipe de 15 pessoas, que se disponha a, setorialmente, coordenar e pensar ações do encontro.
Estratégias de ação:
2 reuniões semanais da coordenação geral da FENEARTE; 1 CONEARTE (Conselho Nacional de Estudantes de Arte) virtual a cada mês até a data da realização do evento; 2 CONEARTEs presenciais: Abril (Salvador / Bahia) e Julho (há definir);
Produção de site, blog, comunidades e outros meios possíveis da internet que facilitem a comunicação até o dia 10 de Abril de 2009. O site, assim como os outros meios de divulgação / comunicação serão atualizados semanalmente até o dia 21 de Setembro de 2009; Impressão de cartazes de divulgação do XIII ENEARTE e fichas de inscrição até o dia 21 de Junho de 2009;
Planejamento completo e confirmação dos (as) ministrantes de oficinas, dos (as) participantes de palestras e convidados (as) de mostras artísticas até 2 meses antes da realização do ENEARTE. Impressão de peças gráficas; Divulgação da programação geral de todas as atividades até o dia 21 de Julho de 2009; divulgação da programação detalhada até 1 mês antes da sua realização. A divulgação será em meios: televisivos, jornais, rádios, panfletos, cartazes, internet;
Aluguel de equipamentos sonoros, de iluminação, de gravação (áudio/vídeo), de montagem (geral: palcos, estruturas para apresentações de artes cênicas incluindo circo) e para exposições visuais visando assegurar a realização normal das atividades do ENEARTE;
Captar recursos para a pré-produção – ajuda de custo e logística para a equipe da FENEARTE – e para a produção do ENEARTE – pagamento para mostras artísticas e para ministrantes de oficinas e debates, alimentação, transportes, estrutura de alojamento (tendas cobertas, banheiro, segurança),
Prestação de contas: até o dia 21 de Outubro de 2009.


PÚBLICO ALVO

Para a programação de atividades que serão realizadas estimamos a presença de no mínimo 2.500 estudantes de Arte de todo país, inscritos no encontro.
Por ter, embrionariamente, 4 setores artísticos interagindo – artes visuais, dança, música e teatro –, estimamos forte presença da população artística baiana que circula em ambientes como: Sala de Arte (cinemas): do Museu, da UFBA, Aliança Francesa, MAM, cine XVIII, Walter da Silveira, etc; teatros: Teatro Castro Alves, Sala do Coro do TCA, Vila Velha, ICBA, ACBEU, Jorge Amado, Espaço Xisto, Gamboa, Centro Cultural Plataforma, etc; galerias de arte: ICBA, MAM, ACBEU, Museu da Cidade, etc; e espaços para mostras musicais: TCA, Concha Acústica, MAM, Pelourinho, etc. Generalmente as atividades a serem realizadas serão gratuitas e, por esta razão, estimamos a presença de pessoas de baixa renda, desprovidas do acesso à arte, principalmente a arte desenvolvida por universidades públicas. Para atingir esse público, será realizada uma divulgação específica (mais abrangente e intensa) das atividades nestes locais.
Apesar de nascer em ambiente acadêmico, quaisquer atividades terão a perspectiva de atingirem um público acadêmico e um também público leigo.


RETORNO DE INTERESSE PÚBLICO

Inseridos num contexto de debilidade social-econômica-política e de acesso à cultura e arte, propomos um projeto com paradigmas de se conglomerar desde a população de baixa à alta renda em atividades gratuitas e interativas.
Realizar-se-ão também: intervenções urbanas, ato público, catalogação e registro de todas as manifestações artísticos-culturais, divulgação de manifesto produzido nas atividades de discussão do encontro.
Os participantes no XIII ENEARTE terão certificados que comprovem sua participação.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS

Teremos registros audiovisuais de todas atividades – incluindo a pré-produção – que poderão ser divulgados em meios adequados para isto. Será realizado também um questionário de pesquisa de público com os participantes do ENEARTE.
Estará assegurado espaço, dentro da semana do encontro, para apresentação dos resultados de oficinas e debates, assim como exposição do registro audiovisual desenvolvido no ENEARTE.
Todas as avaliações e registros audiovisuais serão apresentadas aos nossos apoiadores / colaboradores / patrocinadores / realizadores através de compilação organizada num cd / dvd.

2 comentários: